quarta-feira, 23 de abril de 2008

Workshop Alimentação Saudável (Viana, Abril 2008) - parte IV


Na penúltima parte do workshop foi dada ao público a possibilidade de colocar questões, de modo a esclarecer e tentar desmistificar alguns conceitos. Eis algumas:

- Relativamente às manteigas, num lado é nos dada uma informação, noutro lado uma outra completamente distinta…Qual é afinal a melhor marca de manteiga?
A melhor marca de manteiga é definitivamente “pouca”. Temos de encarar os publicitários como pessoas altamente inteligentes, portadores de uma imaginação espectacular, mas que muitas vezes nos ilude. A quantidade “ideal” depende de pessoa para pessoa, cada caso é um caso.

- Ao longo da sua apresentação falou-nos muito da importância do pão. E relativamente ao pão integral o que nos tem a dizer?
Os benefícios do pão integral são, na maior parte das vezes, um mito. Um dia o Mestre Emílio Peres ensinou-me que o pão integral tem no organismo o efeito palha-de-aço: arrasta tudo para o intestino. A ingestão do mesmo é apenas aconselhada para momentos específicos, já que este pode “roubar” Ferro, Cálcio, etc. O pão de mistura é o mais aconselhado.

- Uma vez que sou desportista, alimento-me essencialmente de alimentos de alto valor biológico desde que li num artigo que isto seria o mais correcto. Concorda?

Temos os alimentos de alto, médio e baixo valor biológico e o essencial é ser proporcional na sua ingestão. Como desportista, em vez disso, deveria até apostar mais em Hidratos de Carbono.

- Por vezes tenho alguma dificuldade em escolher o melhor leite. As marcas mais conceituadas são as melhores, certo? E os leites enriquecidos com Cálcio?
Nem sempre as marcas mais conceituadas correspondem às melhores. Aliás, a Proteste trata-se de um organismo isento e em muitas das vezes os seus estudos dizem-nos que os produtos de melhor qualidade são de marcas pouco conhecidas. Quando vem inscrito nas embalagens “leite enriquecido com cálcio” só nos podemos mesmo rir porque isso não tem qualquer lógica.

- A minha filha é desportista de alta competição. Que preocupações devo ter relativamente à refeição dela antes de uma prova?
A refeição que nos interessa a um atleta é aquela que antecede o desporto. As 48horas anteriores são muito mais importantes.

- Li num artigo científico que há uma forte ligação entre a massa e o cancro. É verdade?
Não, se não neste momento já teríamos informação oficial sobre isto. E, por vezes, os estudos científicos tem apenas a ver com alguma molécula que foi isolada e estudada e não o alimento todo em si.

- Aconselha as saladas e sopas que os centros comerciais nos oferecem?
Depende muito. Que não se pense que por se tratar de uma sopa ou de uma salada são super saudáveis. Por vezes, ao terem muitas misturas o efeito benéfico de uns é anulado pelo efeito de outros.

- É verdade que não devemos beber às refeições?
A pessoa deve beber quando lhe apetece, o beber água à refeição não engorda! Apenas se desaconselha em casos específicos de problemas de digestão.

O Nutricionista Jorge Guimarães aconselhou ainda todos os presentes a “fugirem” de radicalismos. As asneiras alimentares são permitidas, mas nunca em mais de 20% das vezes!

Sem comentários: