quarta-feira, 9 de abril de 2008

Família Atarefada = Alimentação descuidada ? Não necessariamente...

A série de coisas ou factores que influenciam a qualidade da nossa dieta é incrível… E, na maior parte das vezes, não paramos para pensar neles ou até mesmo tentar entendê-los. Se não, reparemos : a pressão da falta de tempo, da diferença de gostos e da tentação constante de susbtituir refeições cozinhadas em casa, numa família dos dias de hoje é uma evidência que conduz a uma alimentação deficiente e, por consequência, problemas de saúde.

Ao consultar o livro "Alimentação Saudável", das Selecções Reader's Digest, encontrei os problemas/soluções em tópicos organizados, "retirados" de um caso verídico.


Horas Irregulares - Os trabalhos por turnos altera os hábitos normais de alimentação e isso significa que muitas vezes tem-se fome em alturas em que não há possibilidade de comer uma refeição completa.

Poupar - Quando os membros da família comem a horas diferentes, optam frequentemente por refeições rápidas de preparar ou prontas a comer, considerando que só vale a pena ter trabalho com refeições que se destinem a toda a família.

Saúde - Hábitos alimentares irregulares criam problemas de saúde porque tornam difícil conseguir uma dieta equilibrada.

Comunicação - Arranjar tempo para partilhar ideias e conviver pode ser difícil para uma família atarefada. Quando as pessoas comunicam entre si apenas à hora das refeições, a tensão e os desentendimentos podem torná-las cheias de stress.

Finanças - Uma dieta de sandes e refeições pronta a comer é dispendiosa. Essa alimentação fica mais cara do que a preparada em casa.

A solução deste problema não é, contudo, sacrificar a variedade ou privar a família das suas refeições favoritas! O PLANO DE ACÇÃO pode passar por:

1 - Horas irregulares: Fazer uma lista de alimentos saudáveis e saborosos que os elementos da família com menos experiencia na cozinha possam fazer depois de voltarem do trabalho ou da escola.

2 - Finanças: Juntar as despesas com a alimentação por um período de quatro semanas e somar quanto se gastou nos vários artigos. Fazer um orçamento para a alimentação e um plano que proporcione uma dieta equilibrada - e também mais barata.

3 - Saúde: Fazer uma lista de todos os problemas de saúde e das situações que a família enfrenta evido a maus hábitos alimentares. Fazer também uma lista de alimentos saudáveis que evitem que a família tenha carências. Começar a pensar no modo de incorporar esses produtos no novo plano alimentar da família.

4 - Comunicação: Reservar as horas das refeições para ouvir os filhos e discutir temas agradáveis e incontroversos. Deixar as crianças terem uma palavra a dizer no respeitante à compra e confecção dos alimentos. Tendo maior controlo, elas interessar-se-ão mais por aquilo que comem e passam a ter maior consciência, alterando também algumas opções alimentares fora de casa.

5 - Poupar Tempo: Ao preparar as refeições, nos fins-de-semana, aumente as porções e congele alguns pratos confeccionados. Assim, os elementos da família menos habilitados para a cozinha poderão descongelá-los rapidamente quando estiverem sozinhos.



Logo, uma família atarefada não tem necessariamente que corresponder a uma alimentação descuidada. Tudo é uma questão de organização.


Sem comentários: