sexta-feira, 4 de abril de 2008

Depuralina

Resolvi fazer este post devido às notícias que se têm ouvido a propósito da suspensão de um produto dietético muito usado...
A Depuralina é um dietético de venda livre apresentado no mercado como sendo um produto natural que ajuda a "expelir os resíduos do organismo", tendo um "alto conteúdo em fibras e de baixo teor calórico".

A depuralina não se trata de um medicamento, mas sim de um suplemento alimentar.



A venda do suplemento alimentar Depuralina foi suspensa terça-feira, na sequência da notificação de três casos de reacções adversas graves, que podem estar associados ao consumo do produto: episódios tóxicos graves a nível hepático e casos de alergias.

Identificada a situação pelos dispositivos de alerta e seguindo o princípio da precaução e por razões de protecção da saúde pública, foi determinada a suspensão imediata da comercialização do suplemento alimentar Depuralina, segundo um comunicado da Direcção-Geral da Saúde, Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED). O documento recomenda ainda que os consumidores do suplemento suspendam o seu consumo e, caso apresentem qualquer alteração do seu estado de saúde, consultem de imediato um médico.
O produto está à venda em Portugal desde Janeiro, tendo-se registado a comercialização de mais de 154 latas do suplemento alimentar, pelo que os responsáveis da empresa produtora afastam um cenário de intoxicação de um determinado lote.
Portugal alertou as autoridades espanholas acerca desta suspensão. No entanto, em Espanha, o produto continua a ser vendido, tanto online como em lojas de produtos naturais, tendo a suspensão imposta em Portugal merecido pouco destaque na imprensa espanhola. As poucas referências noticiam que a empresa espanhola responsável pela distribuição do produto ameaçou processar as autoridades portuguesas, procurando actualmente demonstrar a segurança do produto.
Fonte: Lusa

Sem comentários: