sábado, 5 de abril de 2008

Leve os aromas à sua mesa!

Para dar um sabor original às suas receitas, porque não usar ervas aromáticas e especiarias? Sabia que estas lhe podem trazer benefícios?



As plantas aromáticas, como o próprio nome indica, são plantas que emanam fragrâncias das suas folhas, caules, sementes, raízes, vagens ou flores, que podem ser mais ou menos intensas. O seu uso culinário está amplamente divulgado e com resultados excelentes!

Estas plantas, utilizadas como condimentos, transformam o sabor dos alimentos de forma positiva, enriquecendo-o, intensificando-o ou amaciando-o e são capazes de tornar múltiplos pratos em verdadeiras iguarias culinárias.

Aqui dou alguns exemplos de algumas ervas aromáticas que poderão ser usadas:



Estragão - é excelente para aromatizar pratos de peixe, aves e caça. Possui propriedades anti-sépticas.


Funcho - combina com saladas, sopas frias e ensopados e possui propriedades diuréticas.

Alecrim - fica muito bem em grelhados e assados, conferindo também um toque especial a doces e bolachas. Facilita a digestão, diminui inflamações e ainda melhora a circulação. Em mulheres, tomada sob a forma de chá pode afastar as cólicas menstruais.




Tomilho - fica bem em guisados e estufados, ajudando a reduzir a flatulência.


Camomila - combate as febres, indigestão, diarreia, o nervosismo, a histeria e a depressão. Ajuda também no fluxo menstrual.




Canela - muito utilizada em cremes, bolos, doces e chocolates. Na Europa tempera carnes e até arroz. Como chá é estimulante, digestiva e anti-séptica.




Coentro - linguiças, salsichas e pickles costumam conter o aroma típico do coentro. É digestivo e purifica o sangue.





Cominho - o sabor lembra o de pimenta misturada com anis. Os grãos, de sabor aromático, quente e penetrante, são usados em saladas e em alguns queijos. É estimulante da digestão.

Cravo da Índia - muito usado na Europa em carnes e salames. A indústria de compotas também não o dispensa. É estimulante, excitante e digestivo.



Erva Cidreira - com um ligeiro perfume de limão, as folhas redondas e dentadas podem entrar em saladas, molhos e omeletas. Elas também dão um toque especial na salada de frutas. Anti-espasmódica, digestiva e calmante.

Gengibre - em pó pode ser colocado em bolos, biscoitos e bolachas. É um poderoso estimulante do estômago e da atividade cerebral. Tem também propriedades anti-sépticas.




Hortelã - muito usada na canja e misturada com vinagre, com açúcar é tradicional acompanhante de carne de carneiro. É diurética.




Louro - as folhas são usadas na culinária de quase todo o mundo. É imprescindível em marinadas. Combate a prisão de ventre. O suco das folhas, diluído em água, é utilizado nos casos de menstruação suprimida.


Manjericão - o nome vem do grego basilikon e quer dizer "erva rainha". Amplamente utilizado em molhos, como o pesto genovês, e em carnes. Deve ser adicionado quando o preparo do prato estiver no final, pois o sabor perde-se com o calor.


Orégão - muito usado em pizzas e em saladas, especialmente na de tomates. Os gregos nunca se esqueceram dele e há muito tempo que o utilizam para temperar carnes.



Salsa - é um dos temperos mais comuns. Serve para decoração dos pratos, para colocar em molhos, arroz, carnes...tem uma função depurativa do sangue.




As ervas aromáticas, além do aroma e sabor que conferem aos pratos cozinhados, recentes estudos revelam que elas são excelentes auxiliares para reduzir o teor de sal dos alimentos, sendo benéficas na redução dos níveis da hipertensão!



Outra propriedade destas plantas é a capacidade de auxiliar no processo digestivo, estimulando a produção de enzimas envolvidas na digestão e assim facilitando a absorção dos diversos nutrientes.



Seja ORIGINAL na sua combinação!

Sem comentários: