terça-feira, 15 de abril de 2008

Workshop Alimentação Saudável (Viana, Abril 2008) - parte II

Enquanto prosseguia o chá…deu-se início à palestra interactiva, com o Dr. Jorge Guimarães – Nutricionista, Professor e responsável pela área da saúde do Agrupamento Atlântico, licenciado na FCNAUP.
Foi, desde logo, indicado como objectivo a sensibilização de determinados conceitos/aspectos relativamente à saúde alimentar das crianças.
Daqui a cerca de 10 anos a população comerá mais cerca de 30% do valor calórico que come actualmente, referiu o Dr. Jorge. Referiu também um estudo piloto realizado há 2 anos na cidade do Porto com alguns jovens. Dos inquiridos, 95% disseram que as pessoas com maior influência sobre eles eram os pais – o que é uma óptima conclusão, a ser aproveitada de forma favorável. É importante mencionar que o principal problema nasce em casa, assim como é importante saber ensinar os filhos a processar informação no lugar de pôr a culpa nas grandes cadeias que, no fundo, apenas respondem à vontade no público. É essencial enquadrar numa óptica racional as vontades das crianças relativamente a hambúrgueres com batatas fritas, guloseimas, etc.

Foi apresentada uma imagem da chamada “criança do futuro”, no sentido de sensibilizar os pais, pois, se nada fizermos para evitar, essa será uma realidade demasiado assustadora.
Neste momento, o discurso ficou directamente dirigido para a obesidade – esse tal tema que etiquetou Portugal como “o país com mais obesos”, mas desde logo o Dr. Jorge desmistificou este facto, dando relevo à importância de uma boa interpretação estatística e afirmando que Portugal é sim “o 1º país da Europa com um maior crescimento da obesidade”. E que se denote também que em 100% da obesidade mundial, apenas 30% tem como influência a hereditariedade – todo o resto tem a ver com factores comportamentais. Logo, este problema provavelmente não será resolvido, mas tem de ser controlado.

Sem comentários: