terça-feira, 15 de abril de 2008

Workshop Alimentação Saudável (Viana, Abril de 2008) - Parte I

Na passada sexta-feira, dia 11 de Abril, participei num Workshop organizado na Escola EB 2/3 Dr. Pedro Barbosa, denominado “Alimentação Saudável”, destinado essencialmente a Encarregados de Educação. Os organizadores tiveram como objectivo tornar este workshop numa actividade didáctica, propícia à participação, e para isso nada melhor do que a criação de um ambiente acolhedor, servindo um chá à descrição e uma bolachas especiais, a par com o fornecimento de alguns conhecimentos sobre o chá!



Geralmente chamamos “chá” a qualquer infusão ou tisana de ervas. No entanto, rigorosamente, só devíamos chamar chá à infusão de folhas secas provenientes de uma planta originária da China e do Sudoeste Asiático chamada “Camellia Sinensis”.
Assim, “chá” : o Preto, o Verde, o Oolong e o Branco; já a Tília, a Cidreira, a Menta e a Camomila serão sim infusões ou tisanas de ervas, conforme o modo de as preparar.

Quanto às origens… Parece que o chá surgiu na China, há cerca de 5000 anos e conta a lenda que quando o imperador chinês Sheng Nong passeava pelos jardins do seu palácio pediu que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefecesse, algumas folhas de um arbusto caíram dentro do seu copo, dando-lhe uma tonalidade acastanhada. O imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável – a partir daí essa bebida a que se chamou chá começou a ser usada em todo o Império Chinês, em acontecimentos sociais e também como remédio para restaurar o vigor e afastar o sono.
Por volta de 1560, foram os portugueses que introduziram o chá na Europa.


  • O chá… é rico em flavonóides antioxidantes, contribuindo também para o bom funcionamento do aparelho digestivo, respiratório e urinário. As substãncias aromáticas do chá verde estimulam as papilas gustativas, o que implica melhorias no sentido do sabor.
    Contudo, o chá também contém cafeína, ainda que uma chávena de chá tenha este composto em pequena quantidade, o consumo excessivo de chá muito forte pode prejudicar o sono e alterar o funcionamento cardíaco.

    Algumas das tisanas ou infusões de ervas que tínhamos à disposição (e os seus respectivos efeitos benéficos) eram:
    - Camomila: Calmante, relaxante, indicado para casos de urticária
    - Cidreira: Relaxante, calmante, digestivo
    - Tília: Calmante – melhora claramente a qualidade do sono
    - Limão: Antioxidante, calmante, combate a acidez orgânica
  • - Maçã-Canela: Ajuda o processo digestivo - pelas suas propriedades antidiarreicas.

Sem comentários: