sábado, 26 de abril de 2008

Prémio internacional a Nutricionista Portuguesa

A alimentação pode ajudar a tolerar os tratamentos do cancro. Este estudo valeu um prémio internacional à NutricionistaPaula Ravasco em 2005, facto que apenas tomei conhecimento no Workshop Alimentação Saudável, já referido neste blogue.

  • Uma cientista portuguesa foi premiada internacionalmente por um estudo pioneiro sobre o impacto da alimentação nos doentes com cancro, através do qual concluiu que uma nutrição adequada os ajuda a tolerar melhor os tratamentos, atenuando os sintomas. Os resultados do trabalho sustentam que a nutrição tem de ser um aspecto a ter em conta no tratamento global dos doentes com cancro, explicou Paula Ravasco à Agência Lusa. A investigadora da Unidade de Nutrição e Metabolismo do Instituto de Medicina Molecular (IMM) estava na altura a fazer o doutoramento na área da nutrição e oncologia, na qual trabalhava desde há três anos, contou.


  • Prestes a completar trinta anos, a cientista e nutricionista no Hospital de Santa Maria, foi distinguida com o prémio «Eminent Scientist of the Year 2004 and Millenium Golden International Award», na área da oncologia clínica, que será entregue dia 18 de Março, no IMM. O galardão é concedido por uma associação mundial (International Research Promotion Council) que nomeia cientistas de acordo com a relevância e impacto dos trabalhos publicados. A investigação foi desenvolvida em ambiente clínico, em doentes do serviço de radioterapia do Hospital de Santa Maria, que mantém uma colaboração com o IMM. Os resultados da investigação de Paula Ravasco foram já publicados em várias revistas científicas internacionais, como a Clinical Oncology, Clinical Nutrition ou Head and Neck.

Sem comentários: