sábado, 15 de março de 2008

LIÇÕES DE FRUTA E LEGUMES





Após a introdução de fruta e legumes como opção nos menus escolares, as crianças do Ensino Primário começaram a consumi-los com maior frequência. Este foi o resultado de um inquérito feito em três escolas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em zonas de baixos rendimentos económicos.

Foram entrevistadas 337 crianças entre os 7 e os 11 anos antes, (em 1998) e depois (em 2000) da criação de um “bar de saladas” na cantina, onde disponibilizaram seis opções de frutas e vegetais frescos e cortados. Antes do “bar de saladas”, as crianças ingeriam, em média, cerca de 3 porções de fruta ou legumes por dia. Após a iniciativa, verificou-se um aumento de 84% no consumo destes produtos ao almoço.
Com esta alteração, baixaram os níveis de colesterol, gordura saturada, gordura total e calorias. As crianças começaram a ingerir, em média, menos 200 calorias por dia. Em 2005,
analisaram-se ementas de 198 escolas também em Portugal (PROTESTE 261, Setembro de 2005) e conclui-se que muitas abusam da carne, dos fritos e doces.

Numa altura em que a obesidade nas crianças e adolescentes não para de aumentar, é boa ideia importar a ideia dos “bares de saladas” para as nossas escolas.


[PUBLIC HEALTH NUTRITION, Dezembro 2007]

Sem comentários: