terça-feira, 11 de março de 2008

Intolerâncias Alimentares...porque nem todas as pessoas são iguais!

Em primeiro lugar há que distinguir intolerância de alergia...

Alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. Alguns sintomas traduzem-se em inchaço dos lábios ou da língua, urticárias ou mesmo asma.
Intolerância é uma reacção adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico. Os sintomas são similares aos da alergia.

Apresento dois exemplos de intolerâncias alimentares muito conhecidas...


Intolerância à Lactose


A Lactose é o hidrato de carbono, mais conhecido por "açúcar natural do leite", constituída por duas unidades: a glicose e a galactose.


A intolerância é a incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da lactase (enzima que metaboliza a lactose e que possibilita a decomposição do açúcar do leite). Com essa deficiência a lactose não digerida chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico, gases e um mal-estar generalizado.


Atenção!
Ao eliminarem-se os lacticínios da alimentação, pode-se provocar uma deficiência de cálcio no organismo, o que deve ser compensada com outros produtos alimentares como: bróculos, espinafres, couves, alho francês, feijão, grão, soja, lentilhas, frutos secos...


Escolhas alternativas

Leite de soja, tofu, queijo de soja, natas de soja, iogurtes de soja, entre outros...

Intolerância ao glúten

Esta intolerância é chamada de doença celíaca. O glúten é um conjunto de proteínas insolúveis que se encontram em diversos cereais. Pode estar presente num alimento como ingrediente básico ou pode ser adicionado aquando do processamento do alimento.


Nas pessoas com esta intolerância, o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal.

Atenção!

É fundamental adquirir o hábito de ler os rótulos nutricionais de produtos transformados e aprender a consultar a lista de ingredientes para averiguação da presença de algum cereal não permitido.

Sorria!

Apesar das muitas limitações, o doente celíaco consegue ter uma boa qualidade de vida, se eliminar por completo o glúten da sua alimentação, pois o intestino volta a funcionar com normalidade.



Hoje em dia já há várias receitas para estas pessoas com intolerâncias alimentares, onde os componentes intolerados são substituídos.

Acima de tudo que saber lidar com a diferença e tirar partido de uma boa qualidade de vida...
















Sem comentários: