sábado, 22 de março de 2008

Medicamentos da despensa

Os beneficios da vitamina C dos citrinos são do nosso conhecimento. Mas existem muitos outros remédios menos conhecidos, mas igualmente eficazes contra perturbações comuns. Vamos mensionar apenas alguns de muitos existentes.


DOR DE CABEÇA


GENGIBRE - Além de ferro e potássio, contém uma substância, o gingerol, cujo efeito é semelhante ao de fármacos como a aspirina, uma vez que é analgésico. É também anti-inflamatório e anti-pirético, controla a tensão arterial e é um tónico para o estômago, dado que reduz as náuseas e as ressacas.



SISTEMA IMUNITÁRIO ENFRAQUECIDO

AMORAS E PAPAIA - As amoras são excelentes nutrientes, baixas em açúcar e grandes fornecedoras de antioxidantes, o que contribui para o reforço do sistema imunitário. A papaia é outro alimento a ter em conta, devido ao seu elevado conteúdo em vitaminas A e C. Com efeito, segundo estudos recentes, apenas meia papaia fornece 150% das necessidades diárias de vitamina C.


IRRITABILIDADE

NOZES - As nozes são reguladoras do chamado colesterol "mau", e possuem vitaminas do tipo B6, que podem exercer um excelente efeito modulador do estado anímico. E, devido ao seu efeito calmante, as vitaminas deste grupo são as melhores aliadas do combate ao stress.



RUGAS

TOMATE E CENOURA - Ambos os alimentos são poderosos antioxidantes. A cenoura é rica em betacarotenos, enquanto que o licopeno do tomate é útil para atenuar a acção dos radicais livres.


PELE SECA
OVOS - São uma excelente fonte de proteínas e de vitaminas B12 e D, contendo ainda selénio, um mineral que reforça a camada hidrolipídica, devolvendo à epiderme o sebo perdido e evitando que a pele seque e descame.

Sem comentários: