quarta-feira, 5 de março de 2008

O sabor no combate ao mau humor...

O nosso quotidiano traz consigo, muitas vezes (bem mais que as desejadas, certamente!)... o nervosismo, a ansiedade e o cansaço. O conhecimento (e descontentamento) deste facto, aliados à curiosidade da investigação, trouxe até às páginas de uma revista que folheava há uns dias atrás, uma lista de alguns alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza:



ALFACE: Óptima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta deste elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.




BANANA: Este fruto diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Tem estas virtudes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá vitalidade porque possui vitamina B6, que produz energia.




MEL: Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável
pela sensação de prazer e bem-estar.



FRUTOS DO MAR: Quer acabar com a tristeza? Use e abuse das delícias que vem do mar. Têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.



LARANJA: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente na sua composição, é relaxante muscular e combate o stress. É também um fruto energético, hidratante e previne a fadiga.



OVOS: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.





UVAS: Este fruto tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que auxiliam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonsides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.




O fim do mau humor está (afinal) ao nosso alcance*








1 comentário:

Daniela Ferreira e Rita Pires disse...

Tal como as bananas o tomate também é um aliado contra a depressão, visto que é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina.
A serotonina é um neurotransmissor que parece ter funções diversas, como na regulação do sono e do apetite, ansiedade, depressão, obesidade.
Além disso, está comprovado que em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central.