sábado, 31 de janeiro de 2009

Aleitamento Materno - factores condicionantes


O leite materno constitui o melhor alimento para o bebé nos primeiros quatro a seis meses de vida. No entanto, em Portugal, existe uma alta taxa de abandono do aleitamento materno logo nos primeiros meses de vida do bebé.


Um grupo de investigação de Lisboa avaliou a prevalência do aleitamento materno e identificou factores determinantes da amamentação nos primeiros seis meses pós-parto, nomeadamente características socioeconómicas e estilos de vida.

As causas referidas para o abandono foram a hipo ou agalactia, a má pega e o regresso ao trabalho. A decisão da mulher em manter o aleitamento aos 3 e aos 6 meses foi influenciada pela experiência positiva de amamentar, o nível educacional mais elevado, o não-tabagismo, a prática de exercício físico e a informação sobre as vantagens da amamentação para a saúde materna. A fonte de informação sobre o aleitamento materno coube, por ordem decrescente, aos meios de comunicação, amigos e família e aos profissionais de saúde, sendo que alguns não tinham tido qualquer informação.


Deste estudo podemos inferir que a compreensão das atitudes perante a gravidez e o aleitamento materno pode levar a novas estratégias de intervenção para a sua promoção e manutenção.
Fonte: APN

Sem comentários: