sábado, 24 de janeiro de 2009

O poder dos cogumelos!



Disponíveis frescos, secos, congelados ou em conserva os cogumelos são usados na gastronomia portuguesa das mais variadas formas, nomeadamente em entradas, sopas, pratos principais ou sobremesas.



No entanto, é preciso ter cuidado, porque nem todas as espécies de cogumelos são costemíveis; existem algumas espécies selvagens verdadeiramente tóxicas e até mesmo mortais.

Paralelamente, existem também outras espécies que são reconhecidas mundialmente como veradeiras especialidades gastronómicas, atingindo preços de comercialização muito elevados.

Para além do sabor, aroma e textura agradáveis os cogumelos possuem também inúmeras propriedades nutricionais, uma vez que são ricos em proteínas, incluindo uma grande parte dos aminoácidos essenciais (que não são produzidos no nosso organismo), hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais, apresentando ainda um baixo teor de gorduras. Os cogumelos são formados de 80 a 90% de água e contêm minerais 0,6 a 1,5% e vitamina A, B, D em quantidade variável!

Deixo aqui um exemplo de 2 cogumelos do mesmo género, em que uma espécie é venenosa e a outra não!



Amanita phalloides
(espécie altamente venenosa)




Amanita caesarea
(espécie comestível)

Sem comentários: