segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como manter os mais pequenos na linha?

Tal como todos temos conhecimento e, por vezes, parecemos ignorar "As nossas crianças estão cada vez mais gordas e a próxima geração será, com certeza, mais doente, se não fizermos nada em contrário", refere Teresa Branco numa rubrica sua no SAPO. Deste modo, o que será que está ainda ao nosso alcance de forma a alterarmos o rumo das coisas?

1. Prepare as refeições iguais para toda a família, em vez de preparar uma refeição especial para a criança que está a perder peso. Esta atitude permite criar um envolvimento saudável e muito mais apoio para a criança.

2. Não lhes imponha uma alimentação muito restritiva. Senão, mais tarde ou mais cedo, vão acabar por comer descontroladamente.

3. Não os compense ou castigue com comida. Eles necessitam criar uma relação saudável com os alimentos.

4. Crie horários para as refeições. Sem estes horários, as crianças tendem a petiscar com mais frequência e com menos qualidade.

5. Não os obrigue a comer tudo o que têm no prato.

6. Encoraje-os a comer devagar. Pouse os talheres entre cada garfada e engula cada garfada antes de colocar na boca a próxima.

7. Se lhe pedirem um 2º prato, faça-os esperar cinco minutos para ter a certeza de que têm fome. O 2º prato deve conter metade da dose do 1º.

8. Faça as suas refeições por etapas. Comece com os alimentos menos calóricos, sopa, vegetais e depois ingira os alimentos mais calóricos como as massas, carnes, etc.

9. Crie espaços próprios para as refeições. Nunca em frente à televisão ou ao computador.

10. Crie, pelo menos, uma refeição com toda a família. Se não for o jantar, talvez o pequeno-almoço.

11. Planeie as refeições atempadamente. As refeições quando planeadas, são,

usualmente, mais saudáveis.

Talvez tudo passe por querer mudar ;). E não se esqueçam que "Uma criança obesa pode ter um futuro bem diferente se deixar de o ser".



Sem comentários: