segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Electrodomésticos 'mágicos' são campeões de vendas!"

Máquinas capazes de fazer pão, café expresso com uma simples cápsula ou até refeições completas em poucos minutos enchem as bancadas das cozinhas de hoje. São os electrodomésticos "mágicos", campeões de vendas directas e nas lojas da especialidade.



Os novos electrodomésticos entram em casa por "falta de tempo", pela "facilidade" com que são usados, "limpeza", "preferência pelos produtos saudáveis" a comidas pré-preparadas e pelo "gosto dos consumidores pelas novidades". Alguns estão mesmo a tornar-se tão obrigatórios como os "velhos" microondas, varinhas ou torradeiras, diz quem os compra e quem os vende.


  • Existem cerca de 80 mil lares portugueses que têm a "Bimby", um produto de venda directa que desconhece a palavra crise: só em Dezembro foram vendidas 3945, num ano em que se chegou a 28 500 novos clientes, segundo os números da representante em Portugal. Mesmo os quase 900 euros que custa parecem não travar a procura por este aparelho - que combina as funcionalidades de um robô de cozinha clássico com outras próprias do fogão.


  • As máquinas de fazer pão permitem "encomendar" todo o tipo de produtos, às horas mais convenientes, devido ao seu temporizador . No mercado também já existem farinhas especiais, algumas em que basta juntar água para fazer o pão. "Há uma tendência europeia de cada vez mais os consumidores fazerem em casa alguns dos produtos que normalmente compram já preparados. Esta opção tem sido potenciada pelo desenvolvimento de electrodomésticos", diz Carlos Botelho, da fábrica de farinhas Nacional.


  • O leque dos compradores das novas máquinas de café expresso é ainda maior, normalmente entre os consumidores com mais de 30 anos. Mesmo que estejamos a falar de produtos com preços "algo elevados", segundo Luís Pêgo, gerente do Media Markt de Benfica. As máquinas para fazer café com cápsulas e as que têm um design diferente são "objectos de moda" e lideram as vendas.


Com cada vez menos tempo para passar em casa, os portugueses procuram ter mais qualidade de vida e conforto quando chegam do trabalho.

Por Paula Lagarto, Diário de Notícias, 11 de Janeiro de 2009



  • Já em Maio de 2008 pudemos ver uma reportagem na RTP acerca da aquisição crescente de Máquinas de fazer pão...

Sem comentários: