sexta-feira, 2 de maio de 2008

Embalagens inteligentes - exemplos

Relativamente ao post sobre Embalagens Inteligentes achei curioso referir aqui alguns exemplos concretos de produtos que já usam esta tecnologia...


A empresa Pear Bureau Northwest criou um rótulo que mostra ao consumidor o estágio de amadurecimento da pêra. A embalagem rígida capta o aroma da fruta e o rótulo reage, mudando de cor de acordo com os níveis de amadurecimento: vermelho (fruta verde), laranja (fruta firme), amarelo (fruta mole).



A Timestrip Ltd desenvolveu um rótulo que mede o tempo que a embalagem está aberta. É ideal para produtos refrigerados e congelados; o tempo de monitorização, automático, varia de 10 minutos a 12 meses. A tecnologia baseia-se na acção do sistema capilar e permite que um líquido colorido migre por um material microporoso numa taxa constante.



A vinícola australiana BRL Hardy Wine utiliza a genética para evitar a falsificação do seu vinho. Criou um sistema de segurança que incorpora uma codificação de DNA aos rótulos do produto.



Tecnologias não faltam. Mas como recomendam os especialistas, antes de usá-las é necessário estudar as reais necessidades do consumidor e do produto e ver até que ponto elas compensam o investimento ao agregarem valor à embalagem/produto, pois não esqueçamos que estas embalagens encarecem bastante o produto, devido à sua tecnologia inovadora!

Iremos estar atentos a esta evolução...

1 comentário:

Unknown disse...

Agora o Timestrip está disponível no Brasil, em:
www.timestrip.com.br