A empresa Pear Bureau Northwest criou um rótulo que mostra ao consumidor o estágio de amadurecimento da pêra. A embalagem rígida capta o aroma da fruta e o rótulo reage, mudando de cor de acordo com os níveis de amadurecimento: vermelho (fruta verde), laranja (fruta firme), amarelo (fruta mole).
A Timestrip Ltd desenvolveu um rótulo que mede o tempo que a embalagem está aberta. É ideal para produtos refrigerados e congelados; o tempo de monitorização, automático, varia de 10 minutos a 12 meses. A tecnologia baseia-se na acção do sistema capilar e permite que um líquido colorido migre por um material microporoso numa taxa constante.
A vinícola australiana BRL Hardy Wine utiliza a genética para evitar a falsificação do seu vinho. Criou um sistema de segurança que incorpora uma codificação de DNA aos rótulos do produto.
Tecnologias não faltam. Mas como recomendam os especialistas, antes de usá-las é necessário estudar as reais necessidades do consumidor e do produto e ver até que ponto elas compensam o investimento ao agregarem valor à embalagem/produto, pois não esqueçamos que estas embalagens encarecem bastante o produto, devido à sua tecnologia inovadora!
Iremos estar atentos a esta evolução...
1 comentário:
Agora o Timestrip está disponível no Brasil, em:
www.timestrip.com.br
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