quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Conheça melhor os ovos que come!

Pois bem... após a merecida pausa, voltamos à carga objectivando dar continuação a este trabalho...partilhando convosco o que de interesse nos parecer!


Hoje ficamo-nos com os ovos (e com o que descobrimos na aula de Gastrotecnia) :

  • É possível verificar o grau de frescura de um ovo:
- Colocando-o num recipiente com água (apenas procedendo ao consumo se estes se encontrarem no fundo);
- Abrindo sempre o ovo a ser utilizado num recipiente à parte, verificando o estado da clara (se esta estiver muito líquida/espalhada, a frescura pode estar comprometida)
- Após cozido, pela a posição da gema (
ao observar a gema no centro verificamos que são frescos; quando a gema se encontra numa posição intermédia são semi-frescos e quando se encontra mesmo na periferia são pouco frescos)
  • Encurtar o tempo de cozedura ou por os ovos imediatamente em água fria (o que interrompe a cozedura, e o frio da água afasta o gás da gema para a casca arrefecida)pode constituir um importante passo de modo a evitar a formação de película esverdeada a circundar a gema, correspondente a sulfureto de ferro (o que ocorre quando os ovos são sujeitos a um excesso de calor.
  • Não se deve cozinhar o ovo por mais do que 10 minutos de ebulição, pois, caso contrário, ocorre perda de enxofre e o odor torna-se desagradável.
  • Usar leite nos ovos mexidos para um maior efeito cremoso e para que estes não sequem com tanta facilidade.
  • No ovo escalfado, só a clara é que fica cozida então, no final, deve mexer-se para a gema ficar também cozida, o que ocorre mais ou menos aos 70ºC, retirando a esta temperatura o risco de contaminação por microrganismos
  • Picar o ovo depois de cozido é uma boa alternativa para polvilhar um prato confeccionado, nomeadamente para crianças com dificuldade em ingerir proteínas.

Sem comentários: