segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Promover Higiene alimentar e Segurança


"A montante de uma refeição equilibrada deve estar sempre uma culinária responsável e que começa, também, na prática de bons hábitos de higiene. A educação é a melhor forma de gerar hébitos sanitários saudáveis, como o uso de protecção para a cabeça, no caso dos cozinheiros em restaurantes ou empresas de catering, e isto aplica-se a qualquer pessoa que cozinhe, à separação entre os alimentos cozinhados e os crus, que não devem estar juntos na mesma superfície, devido à iminente contaminação de microrganismos, chamada contaminação cruzada.


Segurança significa cumprimento destas e outras regras, mas implica, acima de tudo, que se preste atenção ao rumo da alimentação e do estilo de vida.


Implementação do sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points) - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo. Este sistema deve ser a opção para as empresas do sector alimentar. Tem como objectivo básico principal a prevenção com a identificação dos perigos potenciais à segurança dos alimentos (com uma avaliação e controlo), assegurando a produção e a distribuição de alimentos seguros (isentos de possíveis contaminações) de modo a não provocar danos à saúde e/ou integridade ao consumidor"

Sem comentários: