terça-feira, 28 de julho de 2009

"Saber comer é uma necessidade!"




A presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Alexandra Bento, escreveu um pequeno texto acerca da importância de saber comer. Aqui deixo alguns excertos, pois é vital a necessidade de que as pessoas tenham consciência acerca desta problemática...




"Sabia que a obesidade foi considerada pela Organização Mundial de Saúde como a nova epidemia do séc. XXI? Em Portugal, mais de 50% da população adulta sofre de excesso de peso, sendo que desta, cerca de 14% é obesa. Em 2025, se nada for feito em contrário, estima-se que 50% da população mundial será obesa. Isto quererá dizer que 50% da população mundial, provavelmente, sofrerá das chamadas doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, os problemas cardiovasculares e a diabetes.

A obesidade é uma doença multifactorial, que pode envolver aspectos genéticos, metabólicos, culturais, psíquicos, hormonais e comportamentais. No entanto, a principal causa deve-se a sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é muito superior à dose gasta pelo organismo.



A prevenção da obesidade consegue-se através de mudanças no estilo de vida, que assentam fundamentalmente, na reestruturação dos hábitos alimentares e no aumento da actividade física.


A alimentação deve ser equilibrada, completa e variada, seguindo as orientações da nossa nova Roda dos Alimentos.



Deve-se resumidamente:
  • Reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar e/ou gordura (sobretudo ácidos gordos saturados e colesterol, gorduras sólidas e gorduras hidrogenadas e sobreaquecidas)
  • Dar preferência ao peixe e às carnes magras

  • Aumentar a ingestão de cereais completos, frutos e vegetais
  • Aumentar o consumo de cálcio através do consumo de lacticínios magros

  • Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes, optando pela ingestão abundante de água, chás ou infusões (sem adicionar açúcar) ao longo do dia

  • Reduzir o consumo de sal, recorrendo a especiarias e ervas aromáticas para tempero

  • Praticar no mínimo 5 refeições diárias, nunca esquecendo o pequeno-almoço

  • A par da alimentação deve-se praticar pelo menos 30 minutos diários de exercício físico moderado.

A leitura atenta dos rótulos dos produtos alimentares, escolhendo aqueles que oferecem menor valor energético, também pode ser um auxílio precioso, a par do domínio de técnicas de confecção culinária de excelência!"

Sem comentários: