segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sabia que o cérebro humano pode predizer o conteúdo em gordura de um alimento a partir de informação visual?



Um recente estudo científico revela que o cérebro humano é capaz de predizer o conteúdo energético e de matéria gorda dos alimentos com um simples olhar.



Na investigação participaram adultos saudáveis aos quais se pediu que distinguissem entre diferentes imagens, enquanto se media a sua actividade cerebral mediante electroencefalogramas. As imagens de alimentos estavam subdivididas em alto e baixo conteúdo lipídico, informação que era desconhecida pelos participantes.




Após somentes 200 milésimas de segundo depois de ver as imagens, o cérebro distinguiu entre alimentos de alto e de baixo conteúdo lipídico. Os resultados dos electroencefalogramas revelam que as regiões cerebrais associadas à tomada de decisões e à avaliação da recompensa respondem com mais intensidade perante alimentos com alto conteúdo de gordura.
Assim, a informação relacionada com a avaliação da recompensa - associada neste caso à quantidade de energia ou ao conteúdo em gordura - é tratada com rapidez e em paralelo com as regiões cerebrais que participam na categorização e na tomada de decisões.




Os conhecimentos adquiridos graças a este estudo permitirão uma melhor compreensão dos processos de avaliação e eleição dos alimentos por parte dos seres humanos




Retirado de "nesvida"

Sem comentários: