terça-feira, 5 de maio de 2009

Ensinem os pequeninos a gostar de coisas boas!


Ensinar as crianças a gostar desde cedo de legumes, de frutas ou de outras coisas BOAS é encarado por muitos (pais,encarregados de educação,escolas) como uma tarefa impossível.
E porquê?

  • "Porque é muito fácil convencermos as crianças a comer o segundo bolo, mas muito difícil convencê-las a comer a segunda sopa - facto este que está directamente relacionado com a sensação de saciedade que cada um deles provoca"
  • Porque nem sempre os pais são o melhor exemplo e é essencial ter a noção de que serão sempre eles e os principais modelos de aprendizagem dos filhos. Logo, se o pai e a mãe não comem a sua sopa ou a sua salada durante a refeição...porque haverão as crianças de a comer? É só nisto que elas pensam!
  • Porque nos nossos dias não é assim tão fácil mostrar-lhes de onde vêm as "couvinhas" e as cenourinhas dada a raridade de espaços ao ar livre que possibilitem aos pais exemplificar-lhes o que é uma horta e como tudo aquilo é tão saudável
  • Porque muitos pais pensam que é extremamente difícil fazer algo criativo com legumes ou frutas, que tudo demora imenso tempo e não é compensatório...apenas se esquecem que daqui a alguns anos a percentagem de doentes cardiovasculares (DCV) será assustadora...e neles poderão estar os seus filhos - situação esta, evitável!
Obviamente que não vamos dizer as crianças para comerem legumezinhos, frutinhas e outras coisas saudáveis em vez de paniques, croissants ou batatas fritas para que daqui a 20 anos não tenham DCV...mas podemos continuar a fazê-los acreditar que as cenouras poêm os olhos bonitos...por exemplo!

O objecto não passa por fazerem estas belas construções indicadas abaixo...esta são só algumas imagens que podem fazer chegar aos vossos meninos...e no próximo post sugeriremos alguns pratos fáceis/atraentes/saudáveis !!

(
Post inspirado na palestra da Dra.Ana Vieira - Colóquio S.O.P.A.S. Obrigada pela excelente apresentação que nos proporcionou)



Sem comentários: