segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os ovos da Páscoa!!!



A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o ovo como substituto da carne e do peixe. Por ser um alimento de baixo custo, de fácil preparação e digestão, pode ter especial interesse para pessoas mais velhas.



A gema é rica em vitaminas do complexo B, nomeadamente B12, com especial importância para vegetarianos, e vitaminas A e E, que ajudam a retardar processos degenerativos. É também uma das poucas fontes alimentares de vitamina D, fundamental à saúde dos ossos. Presentes na gema estão ainda importantes minerais como o ferro, o zinco, o selénio...



A sua riqueza proteica concentra-se sobretudo na clara, onde está também presente a lecitina - emulsionante natural, que diminui a absorção de colesterol, contrabalaçando o que é fornecido pela gema. A lecitina é ainda rica em colina, importante para a memória e para a vivacidade cerebral.


Vários estudos demonstram que a ingestão de 3 a 4 ovos por semana, inseridos num padrão alimentar saudável, não interfere com os níveis de colesterol do sangue. O mais importante é a moderação!


Dica - Em receitas que contêm muitos ovos, para reduzir a quantidade de colesterol pode substituir algumas gemas por 2 claras ou por 1 colher de sopa de farinha maisena ou custarda.


Símbolo de uma "nova vida", o ovo está desde cedo associado à Páscoa!





Retirado de "Sabores Mediterrânicos"

Sem comentários: